Disciplina

Disciplina: Ciência, Tecnologia e Sociedade - BC0603 - Turma A

Profª Dra. Ana Maria Dietrich


Ementa da Disciplina:


Evolução bio-cultural do ser humano: técnicas e tecnologias como dimensões da humanidade. Metodologia, racionalidade e relativismo. Ciência, tecnologia e inovação como fato social. Indivíduo, Estado e sociedade. Política científica e tecnológica. Valores e ética na prática científica. Controvérsias científicas.

Bibliografia Básica:

BAZZO, Walter A.. Introdução aos Estudos CTS. São Paulo: Editora Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2003.
 MOREL, Regina de M. Lucia. Ciência e Estado: a Política Científica no Brasil. São Paulo: Editora T. A. Queiroz, 1979. 
PADRÓS, Henrique. Capitalismo, Prosperidade e Estado de bem-estar social. 
Docente:
Professora Doutora Ana Maria Dietrich
Professora adjunta do Bacharelado de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC. Pós-Doutora pelo Departamento de Sociologia do IFCH da Unicamp. Doutora em História pela USP. Foi pesquisadora do Centro de Estudos de Anti-Semitismo (Universidade Técnica de Berlim) em 2003-2004 quando desenvolveu Doutorado em caráter sanduíche. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1994) e Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Autora de diversos livros e artigos, entre eles, Nazismo Tropical? O Partido Nazista no Brasil (Todas as Musas, 2012) e Caça às Suásticas - O partido Nazista em São Paulo (Imprensa Oficial / Humanitas 2007). Membro permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino, História e Filosofia da Ciência e da Matemática (UFABC) e colaboradora do Mestrado em História, linha História Cultural, da Universidade Severino Sombra (USS-RJ). É editora da revista Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades e da Contemporartes - Revista de Difusão Cultural. Coordena o grupo de pesquisa do CNPQ - Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade - LEPCON. Atua como colaboradora da Escola Livre de Literatura ligada a Prefeitura de Santo André. Coordena o Programa de Extensão / PROEXT/ MEC / 2011 - Memória dos Paladares. Coordena o Grupo de Trabalho da Associação Nacional dos Pesquisadores de História, Núcleo Regional de São Paulo, História dos Partidos e dos Movimentos de Direita. Coordena os projetos Batuclagem nas Escolas , Café com PP e Neblina sobre trilhos na UFABC. Suas pesquisas enfocam os seguintes temas: Traumas de guerra, Direita e Extrema-direita, Nazismo e Antissemitismo, História e Contemporaneidade, Memória, Identidade e Narrativa, Repressão e resistência Política, novas linguagens historiográficas (Cinema X História, História X Fotografia, História X Canção) e Estudos interdisciplinares de Artes e Humanidades. (Texto da autora).
Currículo Lattes


A instituição: Universidade Federal do ABC (UFABC)
Universidade Federal do ABC (UFABC) é uma instituição pública federal de ensino superior no ABC paulista. Ocupa o 1° lugar entre as universidades brasileiras no Ranking SCImago nos quesitos “Excelência em Pesquisa”, “Publicações de alta qualidade” e “Impacto normalizado das suas publicações”. Foi avaliada pelo Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC como a melhor universidade do Estado de São Paulo, sendo avaliada como a 1ª no ranking de cursos de graduação entre todas as universidades do Brasil. O ICG leva em consideração em sua avaliação fatores como infra-estrutura, corpo docente, e nota dos formandos no ENADE. Ocupa o 1º lugar entre as universidades brasileiras no quesito "Internacionalização" no Ranking Universitário Folha 2013. (Wikipédia).

 Site: http://www.ufabc.edu.br/