Conclusão

 Ao longo do período de tempo em que o trabalho foi desenvolvido, foi possível relacionar diversos aspectos envolvidos no tema escolhido com conceitos abordados na disciplina de Ciência Tecnologia e Sociedade.


Os pontos mais importantes que constatamos estão relacionados ao fato de a ciência estar sendo feita nos modelos atuais por uma parcela pequena de cientistas especializados e empresas com forte interesse econômico, o que deixa a sociedade à margem desse processo e que muitas vezes a propriedade intelectual e o lado financeiro acabam por dificultar a chegada do beneficio do conhecimento cientifico à sociedade a que o mesmo se destina.


Os objetivos de abordar os aspectos que envolvem até onde supostamente deveriam chegar os direitos à propriedade intelectual foram atingidos visto que problematizamos situações em que a questão estava envolvida. Ficou claro após esse breve período de estudo que a temática envolve muitos aspectos e distintos lados da situação (cientista e empresa/sociedade) e que por este motivo há ainda muito a explorar. Fato importante é que as patentes existem de maneira a valorizar aquele que patrocina e desenvolve o conhecimento cientifico, impulsionando o financiamento da realização de novas pesquisas, mas estas não devem se sobrepor aos interesses e benefícios voltados à sociedade.